Notebook X

Como melhorar o desempenho do notebook: Confira as dias!

A fim de melhorar o desempenho do notebook é interessante buscar alternativas viáveis. Com isso, entenda que a performance do aparelho precisa estar sempre em alto nível.

Dessa forma, compreenda que lentidão e travamentos podem ser sinal de um equipamento com problemas. Então continue lendo o artigo para descobrir como fazer para otimizar o funcionamento da máquina.

Por que é importante melhorar o desempenho do notebook?

Não há dúvidas de que o notebook requer uma ótima configuração para funcionar conforme o esperado. Dessa maneira, saiba que não é só isso que realmente importa na hora da utilização.

Pois, entenda que após algum tempo de uso o aparelho pode começar a apresentar dificuldades. E para evitar esses empecilhos será preciso realizar alguns procedimentos.

Consequentemente, descobrir como melhorar o desempenho do notebook é o ponto essencial. Já que a tarefa será capaz de deixar o equipamento mais veloz e otimizado, trazendo benefícios aos usuários.

Por certo, saiba que temos algumas dicas para lhe auxiliar. Que vão ser úteis para resolver a questão e permitir ótimos resultados. Vamos conferir tudo isso nos próximos tópicos do artigo.

Faça a limpeza da inicialização do sistema operacional

O primeiro passo para ter um notebook mais rápido é observar quais itens são iniciados com o sistema. Dessa forma, compreenda que o Windows ao ser carregado traz vários apps, programas e até jogos.

Nesse sentido, você tem que verificar quais deles podem estar gerando lentidão. Vale dizer que a memória ram poderá ficar ocupada e por isso é interessante remover essas opções.

Aliás, melhorar o desempenho do notebook é de grande valia e com essa dica teremos excelentes resultados. Veja na lista abaixo quais são os procedimentos necessários para se fazer isso:

  • Abra o Gerenciador de tarefas (Atalho CTRL + SHIFT + ESC);
  • Na aba chamada de “Inicializar” verifique todos os itens que estão listados;
  • Desabilite aqueles que não precisam ser utilizados;
  • Finalize a operação clicando no botão “Ok”.

Desfragmente o disco rígido

A segunda maneira de fazer a otimização é através do desfragmentador de disco rígido. Uma vez que alguns arquivos e dados podem ficar divididos e espalhados, gerando atrasos que podem atrapalhar.

Agora no SSD que é mais moderno isso não vem a ocorrer devido a ser uma tecnologia mais moderna e dinâmica. Já no HD ao ser desfragmentado, o mesmo acaba reordenando seus dados e mantendo uma boa estrutura lógica.

Nisso, o acesso ao Desfragmentador é feito do seguinte modo:

  • Acesse a opção conhecida como “Desfragmentar e Otimizar”;
  • Para encontra-la utilize a pesquisa do próprio Windows;
  • Então digite “Desfragmentar”;
  • Conclua a operação e aguarde que a tarefa seja realizada.

Remova algumas funções no Windows

Para melhorar o desempenho do notebook é indicado fazer a remoção de certas funções no Windows. Assim, compreenda que o sistema muitas vezes aplica certos efeitos visuais ou transições.

Desse modo, você consegue removê-los para aumentar a velocidade do equipamento. Ao passo que em computadores e notebooks mais básicos isso pode ser fundamental.

Decerto, entenda que a simplificação da parte visual no Windows fará grande diferença. Liberando desempenho e garantindo com que o sistema flua com mais efetividade.

Para realizar a tarefa proposta faço o seguinte:

  • Use a busca do Windows;
  • Digite “Performance” na barra;
  • O item “Ajustar a aparência e o desempenho do Windows” será aberto;
  • Agora selecione a opção “Ajustar para obter um melhor desempenho”;
  • Clique no “Ok” para concluir.

Faça a desinstalação de softwares e apps não utilizados

Com o objetivo de melhorar o desempenho do notebook é importante desinstalar programas e apps. De tal modo que alguns deles não são utilizados e podem estar apenas causando lentidão na máquina.

Dessa forma, saiba que você otimizará o espaço em disco e deixará com que o sistema apresenta mais velocidade. E mesmo os itens que rodam em segundo plano precisam ser observados para evitar essas dificuldades.

A desinstalação poderá ser feita através de “Aplicativos e recursos” que pode ser acessado na barra de pesquisa do Windows. Na lista com os programas, jogos e apps basta selecionar um deles e começar a desinstalação.

Assim, será possível melhorar o desempenho do notebook e ainda recuperar certo espaço em disco. Logo após o processo, você pode concluir a operação e continuar a utilizar o aparelho normalmente.

Remova os arquivos temporários

Uma outra dica é remover aqueles arquivos e dados que sejam temporários no notebook. Dessa maneira, compreenda que esses itens podem estar atrapalhando e causando certa lentidão.

Por isso, você não pode deixar com que o HD ou SSD fiquem cheios. Já que isso fará com que haja maiores dificuldades em termos de velocidade. Enquanto que fazer a limpeza do computador é algo essencial.

Com isso, siga os seguintes passos:

  • Acesse a barra de pesquisa do Windows;
  • Escolha o item “Limpeza de disco”;
  • Então abra essa ferramenta que será mostrada na tela;
  • Faça a análise do disco ou partição a ser limpa;
  • Espere até que a operação seja concluída.

Vale lembrar que você pode acessar essa ferramenta de outro modo. No caso é só fazer a abertura das “Configurações”. Em seguida, ative um recurso que se chama “Sensor de Armazenamento”.

Como resultado disso, ele mesmo fará a remoção dos arquivos que não são necessários. Garantindo a otimização da máquina e deixando a experiência mais fluida para o usuário.

Certamente, melhorar o desempenho do notebook é de grande utilidade e precisa ser feito de modo correto. E não se esqueça que alguns softwares podem servir para esta tarefa. Um bom exemplo é o CCleaner que é voltado para a tarefa e cumpre muito bem o seu papel.

Retirando a indexação na busca do Windows

A indexação do Windows é muito rápida e traz muitas vantagens. Entretanto, saiba que sua utilização a todo o momento pode comprometer um pouco. Deixando o aparelho mais lento.

Dessa forma, compreenda que é interessante interromper essa indexação para otimizar o desempenho da máquina. Assim, saiba que para fazer o processo você tem que seguir os seguintes passos:

  • Utilize a combinação de teclas Windows + R;
  • Digite o comando “services.msc”;
  • Aperte o botão Enter;
  • Ao abrir a janela de serviços encontre o item “Windows Search”;
  • Clique com o botão direito do mouse e selecione “Parar”;
  • Conclua o processo.

Atualize o sistema seus apps e programas

Outro detalhe para melhorar o desempenho do notebook é considerar as atualizações. Pois, saiba que você otimiza o aparelho quando mantém os programas, apps e drives adequados.

Desse modo, compreenda que as atualizações do Windows visam corrigir falhas e bugs que possam surgir. Gerando uma segurança maior e sendo fundamentais para a plataforma.

Agora os programas e drives quando recebem sua última versão trazem mais recursos e funções. Podendo melhorar ainda mais a atuação deles no equipamento e isso é fundamental.

Decerto, saiba que quanto mais ajustes forem feitos no notebook mais efetivo ele será. Portanto, considere as dicas citadas acima para deixar o aparelho mais veloz e com alta capacidade para seus trabalhos e estudos.

Outros artigos