Notebook X

Como ativar a câmera do notebook: guia rápido e eficiente

Saber como ativar a câmera do notebook é fundamental para que vídeos e gravações possam ser feitas. De tal forma que é importante verificar como isso é realizado nos modelos de aparelhos em questão.

Assim, compreenda que certos ajustes e configurações são úteis para que o processo possa ser concretizado. Então é sobre isso que vamos falar neste artigo completo a respeito do tema.

A câmera do notebook

O notebook traz em sua composição a câmera que serve para fazer fotos, vídeos, gravações e reuniões online. Com isso, entenda que muitas vezes parece que a mesma está com algum defeito ao não funcionar.

Entretanto, saiba que geralmente são necessárias algumas configurações para que ela venha a trabalhar. Dessa forma, na plataforma Windows é comum que o componente não esteja habilitado.

Ou mesmo não conte com determinada permissão em seu aplicativo principal. Consequentemente é preciso saber observar isso para conseguir ativar a câmera do notebook.

Por isso, se torna essencial verificar como liberar ou remover este acesso concedido ao aplicativo. Sendo que alguns programas e aplicativo podem solicitar o uso da câmera.

Além disso, nos próprios navegadores esta tarefa pode ser realizada. Afinal, compreenda que certos sites podem fazer uso do componente. E por isso estaremos mostrando no decorrer do artigo com é feita essa ativação.

Leia também: O que é ssd no notebook: mais rapidez e eficiência

Ativando a câmera no Windows

Logo após todas as informações citadas acima podemos notar que é necessário seguir alguns passos específicos. Pois, entenda que a câmera exige uma configuração adequada para seu funcionamento.

Confira quais são os passos para fazer essa tarefa corretamente:

  • Primeiro abra as configurações do seu Windows;
  • Para isso use a tecla de atalho “Windows + I”;
  • Ou clique no ícone de engrenagem que fica no “Iniciar”;
  • Nas opções disponíveis selecione “Privacidade”;
  • Haverá uma aba no lado esquerdo;
  • Selecione o item “Câmera”;
  • Permita com que dispositivo faça o acesso a câmera;
  • Para isso clique no botão chamado “Alterar”;
  • Selecione a chave e deixe no status “Ativado”;
  • Na lista temos vários apps e programas que podem acessar a câmera;
  • Nisso é possível liberar ou mesmo bloquear o acesso.

Vale lembrar que ativar a câmera do notebook é simples e envolve apenas os processos indicados aqui. Porém, há uma opção mais abaixo da lista que permite ativar e desativar todos de uma só vez gerando ganho de tempo.

Ativando a câmera do notebook no navegador

Como ativar a câmera do notebook guia rápido e eficiente
Como ativar a câmera do notebook: guia rápido e eficiente

Caso seja necessário ativar a câmera no navegador será preciso conceder o acesso. Dessa forma, compreenda que o usuário terá de realizar essa permissão.

Que acontecerá assim que a aplicação for aberta, pois haverá uma mensagem localizada bem próxima da barra de endereços. Onde será requisitada a permissão para que o acesso possa ser feito.

Com isso, ativar a câmera do notebook pode ser feito apenas aceitando esse pedido do próprio navegador. Assim, entenda que uma mensagem poderá surgir na tela com um botão “Permitir” e outro “Bloquear”.

Contudo, saiba que em cada navegador na parte das configurações deles sempre terá uma parte específica para a câmera. Desse modo, você consegue fazer alterações e até mesmo possibilitar o uso da mesma.

Usando o navegador Opera

O primeiro passo ao navegador no Opera é ir até as “Configurações”. Então clique na opção “Avançado” e selecione “Privacidade e Segurança”. Em seguida, escolha o item “Configurações do Site”.

Selecione câmera e serão carregadas todas as configurações que estão relacionadas a ela. De tal modo que será possível definir:

  • Qual das câmeras serão utilizadas;
  • Verificar os sites bloqueados;
  • Entre outras.

Usando o Google Chrome

Ao usar o Google Chrome é possível liberar e bloquear a câmera em seu notebook. Dessa maneira, compreenda que ativar a câmera do notebook no navegador é muito simples.

Ao passo que o passo a passo é feito do seguinte modo:

  • Primeiro você clica nos 3 pontos que estão na parte superior;
  • Agora localize “Configurações” e uma guia será aberta;
  • No caso ela é a “Privacidade e Segurança”;
  • Em seguida, selecione as “Configurações do Site”;
  • Escolha “Câmera” para obter o acesso;
  • Verifique os itens e libere ou bloqueie o que achar necessário.

Leia também: Como tirar a senha do notebook: guia prático

Usando o Mozilla Firefox

Para ativar a câmera do notebook no Mozilla Firefox é bem parecido com o Google Chrome. De tal maneira que você deve fazer a seleção clicando nas 3 barras que estão na direita superior.

Onde haverá um item chamado de “Opções” que carregará um menu do lado esquerdo. Nisso, o usuário escolhe “Privacidade e Segurança” e rola a barra até achar “Periféricos”.

Agora clique no botão “Configurar” que fica posicionado lateralmente ao item “Câmera”. E confira quais dos sites estão aptos a ter acesso a sua câmera. Na listagem estarão todos os sites que já fizeram esse tipo de solicitação.

Portanto, ativar a câmera do notebook não é difícil só é preciso saber configurar o sistema. Enquanto que nos navegadores o processo também é bem prático e envolve apenas encontrar as configurações. Logo após isso basta apenas testar e começar a usar o componente.

Outros artigos