Notebook X

O que é laptop? Entenda as diferenças com o notebook

O laptop é um aparelho que tem várias funções e recursos que garantem a realização das mais diversas tarefas. De tal modo que consegue ser muito prático, tendo uma grande facilidade de transporte.

Assim, entenda que em comparação ao notebook não vemos muitas diferenças, além das dimensões. Então leia o artigo para descobrir o que é este aparelho e o que ele é capaz de oferecer.

O que seria um laptop?

O aparelho laptop é portátil e preza por uma grande praticidade na hora de transportá-lo. Dessa maneira, acaba sendo um equipamento completo que tem a função de um notebook.

Já que apresenta configurações e uma estrutura que combina com ambos os aparelhos. Realmente o que muda é a nomenclatura que no fim das contas acaba sendo a mesma coisa.

Além disso, o laptop pode apresentar dimensões um pouco maiores em alguns dos seus aspectos. E serve geralmente para atividades que não sejam tão exigentes, tais como navegar na internet, escrever textos, entre outras.

Vale destacar que nos Estados Unidos foi dotado o nome de Laptop para o aparelho. Enquanto que no Brasil ele recebeu o nome de notebook, por isso às vezes parece que falamos de dois tipos de produtos distintos.

De fato, saiba que o que muda realmente são as configurações dele que seguem o padrão de preços. Podendo ter versões básicas, intermediárias ou mesmo avançadas.

Quais são as diferenças entre o laptop e um notebook?

Conforme vimos anteriormente, não existem diferenças, além da nomeação que o aparelho recebeu. De tal maneira que o laptop tem o mesmo formato do notebook, apresentando configurações distintas.

O ponto que pode realmente alterar é justamente as dimensões, que podem ser maiores em alguns casos. Por certo, compreenda que cada modelo tem suas especificidades.

Vale ressaltar que o aparelho pode ser colocado no colo, por isso tem esse nome. Já que a palavra “lap” significa colo em português e “top” significa topo. Sendo, portanto, uma máquina portátil para desempenhar diversas tarefas.

Nisso, entenda que o laptop tem a vantagem de poder ser transportado a outros locais sem dificuldades. Tanto em uma mochila, mala ou mesmo em outro tipo de acessório.

Por que o laptop também é chamado de notebook?

O conceito chamado de “notebook” pode ser traduzido como caderno ou mesmo bloco de notas. Com isso, saiba que o termo foi amplamente utilizado para se referenciar aos modelos de equipamentos pequenos e portáteis.

Dessa maneira, entenda que no Brasil esse nome é concedido aos computadores portáteis. Para facilitar a compreensão que o diferencia frente aos outros computadores concorrentes.

Assim, compreenda que o laptop é uma nomenclatura utilizada no idioma inglês. Desse modo, entenda que ele é basicamente um caderno digital que serve para anotações.

Onde os estudantes e profissionais podem trabalhar realizando seus cursos na empresa ou nas escolas/universidades. Com a devida praticidade, dinamismo e usando todos os recursos disponíveis no equipamento.

Preços do laptop no Brasil

Aqui no Brasil temos uma grande variação de preços entre os produtos da categoria. Uma vez que cada modelo tem suas configurações que podem baratear ou mesmo encarecer o aparelho.

Com isso, saiba que o laptop pode ser básico, intermediário ou mesmo avançado. E cada um deles tem utilidades próprias que o definem. Sendo que alguns podem se diferenciar no design, no material e em outros itens.

Isso pode ser visto na parte do hardware ou mesmo no sistema operacional presente no produto. Por isso, você deve avaliar muito bem na hora de fazer a aquisição de um aparelho do tipo.

De fato, compreenda que os componentes que podem encarecer ainda mais o laptop são os seguintes:

  • Processador;
  • Memória ram;
  • SSD ou HD;
  • Placa de vídeo (dedicada);
  • Entre outros.

Decerto, saiba que é importante considerar todos os componentes que mencionamos na lista acima. Principalmente se você carecer de uma máquina que tenha que apresentar um desempenho superior.

Quais são os melhores modelos de laptops do mercado?

Na hora de escolher um laptop é preciso saber avaliar muito bem cada um deles. A fim de facilitar para você separamos alguns dos modelos que mais tem tido boa aceitação no mercado.

O primeiro deles é o Acer Chromebook C733-C607 que se foca em um preço mais baixo. Além de ter 4 GB de memória ram e de trazer um armazenamento com 32 GB em eMMC.

Já o laptop Lenovo Ideapad 3 82MF0004BR é o mais indicado em matéria de custo-benefício. Seu processador é o AMD Ryzen 7 5700U, sendo um chipset de qualidade.

Vale mencionar que o armazenamento tem um SSD com 256 Gigabytes de capacidade máxima. Outro destaque fica por conta do Acer Aspire 5 A515-56-76M5 que tem processador Intel Core i7.

Enquanto que traz tela de 15.6 polegadas em Full HD e possui o Windows 11. Servindo para as tarefas rotineiras, incluindo as funções e recursos para quem precisa trabalhar.

Nisso, você terá sempre um laptop que combine com suas necessidades. Basta apenas pesquisar muito bem e encontrará um modelo compatível com as suas necessidades de estudo e de trabalho.

Outros artigos