Notebook X

Como acessar o WhatsApp Web pelo notebook, PC e mobile

A chegada do WhatsApp Web serve para simplificar o trabalho daqueles que utilizam a ferramenta para o trabalho.

Se você é um usuário frequente do aplicativo, você poderá acessá-lo de forma simples a partir do seu computador digitalizando com a câmera do celular um código QR.

O WhatsApp Web depende pura e exclusivamente do telefone celular e você pode fechá-lo no momento que achar conveniente a partir do smartphone, abrindo o aplicativo a partir do dispositivo móvel e terminando a sessão iniciada anteriormente.

Se você quer saber mais sobre o WhatsApp via browser e como acessá-lo, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

O que é o WhatsApp Web?

WhatsApp web é um serviço de mensagens instantâneas na versão web, totalmente gratuito como a versão móvel.

A ferramenta pode ser acessada a partir de um navegador da Internet: Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox, etc. Para usá-lo, acesse web.whatsapp.com.

No site, os passos a seguir serão indicados na página inicial. Os dados serão conectados à plataforma abrindo o aplicativo WhatsApp no seu telefone.

Muito prático, o WhatsApp está atraindo cada vez mais usuários em todo o mundo. É uma ferramenta de comunicação simples e econômica.

Os recursos do WhatsApp no notebook não são muito diferentes dos do aplicativo móvel. Os usuários são capazes de realizar todas as tarefas, como na versão móvel:

  • Iniciar conversas com os seus contatos;
  • Enviar e receber mensagens;
  • Transferir e compartilhar arquivos em fotos ou vídeos;
  • Transmitir mensagens de voz;
  • Iniciar conversas em grupo.

As mensagens não podem ser interceptadas por pessoas de fora, oferecendo mais segurança.

Quais as vantagens do WhatsApp Web?

Aplicativo do Whatsapp
Imagem: Canva

Download de arquivos mais rápido e sem ocupar armazenamento

Com o WhatsApp pelo notebook você não só poderá ver suas conversas do WhatsApp em uma tela maior, algo que já por si só para muitos é ótimo, mas na verdade, e se você quiser tirar o máximo proveito dele, aconselhamos que você aproveite para baixar todas aquelas fotos, vídeos e arquivos que costumam ser enviados através de todas as conversas ou chats do WhatsApp e que às vezes saturam a memória do celular.

Se o fizer através do WhatsApp online poderá escolher um novo destino para guardar os arquivos no seu equipamento e também terá o download feito em questão de segundos e sem ter de gastar dados do celular.

Compartilhar arquivos mais rápido

Da mesma forma que o download de arquivos será mais rápido, você também pode compartilhar outros arquivos rapidamente, pois se eles estiverem no seu computador será mais fácil para você encontrá-los e compartilhá-los.

Continuar conversas instantaneamente

Por outro lado, uma vez que você tenha o WhatsApp no navegador aberto no seu PC ou notebook é possível continuar conversando com seus contatos ou voltar a entrar no chat em que você já estava no celular, sem a necessidade de ter que sincronizar nada.

É fácil e rápido e, entretanto, você pode ter outra janela aberta para navegar ou fazer qualquer outra coisa ao mesmo tempo.

Outras vantagens de usar o WhatsApp Web

Além do que foi visto, podemos listar muitas outras vantagens que o WhatsApp Web pode oferecer para você:

  • A capacidade de digitar mais rápido e mais facilmente usando o teclado do seu computador em vez do de um telefone.
  • O grande armazenamento no PC permite que você armazene seus arquivos de mídia que são baixados com melhor qualidade do que em um telefone.
  • Enquanto você faz seu trabalho em um computador, é mais fácil acessar os seus chats e se comunicar com amigos e colegas.

Como acessar o WhatsApp Web PC ou notebook?

Como acessar o WhatsApp Web pelo Notebook ou PC?
Foto: Canva

Bem, para usar o WhatsApp no seu notebook ou PC, tudo o que você precisa é de um smartphone que tenha uma câmera traseira e uma conta do WhatsApp. E claro, você também precisará de uma conexão com a Internet.

Além disso, certifique-se de que a conexão com a Internet está ativa no celular. Por fim, você deve garantir que seu telefone não esteja ficando sem bateria porque se o telefone desligar, você não poderá usar o serviço.

Agora que você está pronto, vamos avançar para o próximo passo e ver como você pode se conectar ao serviço em um navegador da web.

Primeiro, você deve abrir o site do WhatsApp no seu navegador. Depois disso, você verá uma tela que contém um código QR.

Agora, abra o aplicativo WhatsApp que está instalado no seu telefone. No canto superior direito, você pode ver três pontos alinhados verticalmente. Depois de clicar nessa linha, você verá muitas opções.

Agora escolha a opção que diz WhatsApp Web. Depois de clicar nela, você pode ver a câmera traseira do seu telefone funcionando. Basta digitalizar o QR code com a ajuda da câmera.

Uma vez digitalizado, agora você pode acessar o serviço WhatsApp no seu notebook ou PC.

Como usar o WhatsApp web em um tablet?

Ícone do Whatsapp
Ícone do Whatsapp

As instruções para uso do WhatsApp web em um tablet são muito semelhantes às de uso no computador. Embora neste caso a plataforma ofereça apenas a opção de WhatsApp através do seu navegador.

Descubra abaixo como usar o WhatsApp em um tablet ou iPad:

  • Entre no seu dispositivo para o seguinte link: https://web.whatsapp.com/
  • Certifique-se de conectar seu smartphone e o tablet à mesma rede WiFi.
  • Abra o aplicativo no seu smartphone
  • Vá para Menu -> Configurações -> WhatsApp web
  • Digitalize com o seu smartphone o código QR mostrado no ecrã do seu tablet.

A conclusão destes passos mostrará as suas conversas no tablet e poderá começar a utilizar o serviço de mensagens instantâneas.

IMPORTANTE: Se você fechar a janela do seu navegador, será necessário realizar novamente os passos mostrados para abrir o aplicativo.

Como usar o WhatsApp web em smartphones?

Embora muitos se perguntem “Por que alguém gostaria de usar o WhatsApp via navegador em um smartphone, tendo o aplicativo disponível” a resposta é que aqueles que o fazem, não ocupam espaço no celular.

Além disso, usar o WhatsApp em um smartphone permite ter a mesma conta aberta em dois dispositivos diferentes simultaneamente.

Siga os passos mostrados abaixo para usar o WhatsApp Web em um smartphone:

  • Certifique-se de que ambos os dispositivos estejam conectados à mesma rede WiFi
  • Abra seu navegador e acesse o seguinte link: https://web.whatsapp.com/
  • A partir do seu dispositivo onde você tem o WhatsApp instalado, abra o Menu de opções e selecione WhatsApp Web.
  • Digitalize o código QR mostrado na tela com o seu outro telefone.

Como desvincular o WhatsApp do navegador web?

Quando você tiver conectado o WhatsApp online, uma sessão será criada. Se você não quer mais que seu WhatsApp fique conectado, recomendamos que você o desconecte. Por quê?

Porque manter o seu WhatsApp ligado ao WhatsApp online do computador é perigoso. A sessão permanece iniciada e qualquer pessoa que faça login no seu computador e entre no navegador poderá acessar o seu WhatsApp.

Abaixo está um passo a passo de como desvincular o WhatsApp online:

  • Abra o WhatsApp no seu telefone.
  • Toque em “Menu” ou “Configurações” e selecione WhatsApp Web.
  • Quando estiver no WhatsApp pelo navegador, toque na opção “fechar todas as sessões”.

Nesse ponto, você também poderá ver todas as sessões que você tem iniciadas em diferentes dispositivos, a hora em que elas estavam ativas e onde elas estão.

Lembre-se que quando você conectar seu celular ao WhatsApp , você pode selecionar ou não a opção “Manter a sessão ativa”.

Como fazer chamada de vídeo pelo WhatsApp Web?

Como fazer chamada de vídeo pelo WhatsApp Web

Fazer chamadas de vídeo no WhatsApp no computador é tão simples como no aplicativo móvel. Você só tem que:

  • Baixe o aplicativo gratuito do WhatsApp do seu site oficial e faça login, ou faça login no WhatsApp online.
  • Abra uma conversa com o usuário que você deseja chamar.
  • Toque no ícone de videochamada localizado no canto superior direito

Uma vez feito isso, a chamada de vídeo começará. Se o navegador informar que o WhatsApp está pedindo permissão para acessar sua câmera, você deve aceitar, pois caso contrário, seus contatos não poderão vê-lo enquanto a chamada é feita.

Com esta nova opção, o WhatsApp se soma a outras opções que existem para fazer chamadas de vídeo gratuitas a partir do computador, e em momentos como os que vivemos em que não há outra escolha senão ser visto através de uma tela, é uma opção muito conveniente.

Este é mais um passo no desenvolvimento do WhatsApp, que ano após ano luta para se manter no pódio dos aplicativos de mensagens, onde tem um duro rival: o Telegram, que também é capaz de nos oferecer funcionalidades muito interessantes.

Como baixar um vídeo do WhatsApp via browser?

Como mencionamos anteriormente, uma das vantagens do WhatsApp é que ele também permite que você baixe vídeos – diretamente para o seu computador – economizando espaço valioso no seu celular.

Descubra abaixo cada um dos passos que você deve levar em conta para baixar um vídeo no WhatsApp:

  • Dirija-se ao vídeo que deseja baixar
  • Clique no ícone de reprodução
  • Toque no ícone de download mostrado no canto superior direito.
  • Confirme a permissão para download no seu PC, se necessário.

Nota: Ao clicar no ícone de reprodução, o vídeo abre na tela cheia, é então que você pode ver no canto superior direito a opção de download junto com outras.

Outros artigos