Notebook X

Como colocar acento no notebook: um guia prático de configuração

Saber como colocar acento no notebook é importante, pois é utilizado para escrever textos e para digitar nas páginas de internet. Assim, entenda que é essencial saber como inserir essas pontuações usando as teclas do aparelho.

Dessa maneira, compreenda que cada modelo de notebook possui seu próprio formato e layout. Então é sobre este tema que vamos falar neste artigo que trará muitas informações importantes.

Como colocar acento no notebook?

Você já deve ter notado que os notebooks se diferenciam dos computadores convencionais. Devido ao fato de que eles são mais compactos e possuem um teclado menor.

Com isso, entenda que muitas das teclas podem ficar agrupadas. Necessitando de teclas adicionais em conjunto para realizar uma determinada função. Decerto, para entender como colocar acento no notebook, saiba que requer alguns métodos distintos dos PCs de mesa.

Ao passo que a tecla “Shift” costuma ser muito utilizada para a colocação dos acentos. De tal forma que você só precisa pressioná-la juntamente com o botão de acentuação.

Ou seja, é preciso fazer uma combinação entre as teclas para poder obter a pontuação desejada. Por exemplo, caso deseje saber como colocar o acento circunflexo no notebook você terá que fazer os seguintes passos:

  • Aperte a tecla “Shift”;
  • Solte o botão;
  • Agora aperte a tecla que será acentuada.

Vale destacar que o Shift deverá ser desapertado após o clique no acento. Onde a tecla da letra será apertada normalmente para receber a pontuação. Sem dúvida, se deseja entender como colocar acento no notebook, não é difícil exigindo apenas um conhecimento básico.

Como é colocado o acento agudo no notebook?

Caso você esteja buscando como colocar acento no notebook acento agudo usando o teclado do notebook é bastante simples. Contudo, saiba que existem duas maneiras diferentes de fazer isso.

A primeira é justamente apertar a tecla de acento desejada e a letra que o receberá em seguida. Nesse sentido, temos o acento agudo que é feito desta maneira.

Ou seja, você seleciona a tecla do agudo e na sequência escolhe a letra. Entretanto, saiba que em certos casos isso não funcionará corretamente. Pois, compreenda que tudo depende do acento escolhido.

Assim, colocar acento no notebook também dependerá do símbolo. Uma exemplo é o circunflexo que requer o uso do “Shift”. Já que a o sinal principal é o Til (~) e ele terá a prioridade.

Em resumo temos o seguinte:

  • Clicando na tecla Til e Circunflexo temos 2 funções;
  • Sem uso do Shift teremos o acento Til (~) para a letra “A” e “O”;
  • Agora segurando o “Shift” temos o acento circunflexo ativado.

Note que é preciso observar a tecla e os comandos que ela contém. Pois, saiba que certas teclas podem ter até 3 símbolos. Exigindo o uso da tecla “AltGr” que serve para o terceiro símbolo.

Um detalhe importante é que o “Shift” quando apertado pode tornar as letras maiúsculas. Por certo, isso possibilita também deixar a letra em caixa alta. Além de permitir a colocação do acento do mesmo modo.

Leia também: Qual o melhor notebook para Revit: 6 ótimos modelos

Como colocar acento no notebook usando o Windows 10?

Você já aprendeu a como colocar acento no notebook de uma forma simples e prática. Dessa forma, saiba que é possível configurar esses acentos caso o Windows 10 esteja com problemas de acentuação.

Uma vez que em certos casos poderá acontecer deles não aparecerem. Com isso, você só precisa fazer alguns passos que são os seguintes:

  • Aperte a combinação de teclas Windows + X;
  • Entre no painel de controle;
  • Clique na opção “Relógio, Idioma e Região e Idioma”;
  • Dentro da janelinha dos idiomas escolha “Opções”;
  • Na parte onde temos o campo “Método de Entrada” peça para adicionar um método.

Como resultado disso, saiba que o acento no notebook deverá funcionar conforme o esperado. Lembre-se também de verificar se o idioma do teclado está em Português.

Usando os códigos especiais em um notebook

Além de todas as teclas convencionais e das duplas temos alguns caracteres especiais. Desse modo, compreenda que eles podem ser obtidos através dos códigos específicos deles.

Para isso você pode segurar a tecla “Alt”, enquanto que digita os códigos do símbolo. No caso, temos um bom exemplo que é o símbolo de graus. Que é mostrado usando o Alt + 167.

Enquanto que o Alt + 166 insere o símbolo de numeral no texto. Vale mencionar que o Mapa de Caracteres tem todos esses itens. No próximo tópico vamos ensinar como realizar a abertura desta função.

Abrindo o Mapa de Caracteres no Notebook

Logo após aprender a aplicar o acento no notebook vamos saber abrir o mapa de caracteres. Dessa maneira, saiba que ele fica no próprio Windows e pode ser acessado facilmente.

Decerto, você só precisa abrir o Menu Iniciar e digitar na caixa de comando “Mapa de Caracteres”. Em seguida, a janela com os mais diversos símbolos será mostrada ao usuário.

Entretanto, esteja ciente de que cada Windows possui suas configurações. De tal forma que no Windows 10 o processo é parecido. Podendo encontrar a função dentro de Todas as Aplicações/Acessórios do Windows/Mapa de Caracteres.

Portanto, basta apenas conhecer o teclado e as teclas que ele contém. Assim, não haverá dificuldades em utilizar tanto os botões quanto os atalhos disponíveis.

Outros artigos