Notebook X

Como dar zoom no notebook

Saiba como dar zoom no notebook de maneira fácil e prática, facilitando melhor seu trabalho e estudo.

Assim, compreenda que o zoom facilita bastante, principalmente em imagens e textos. Então vamos conferir como fazer para usar o zoom em seu aparelho notebook.

O que é o zoom e para que serve?

A função zoom de um computador ou notebook consiste em uma comando. Dessa maneira, você consegue aumentar ou diminuir o zoom que está sendo mostrado na tela do equipamento.

Ao passo que isso serve tanto para aumentar imagens quanto textos e até vídeos. Nisso, colocar o zoom no notebook pode trazer várias vantagens e por isso é tão útil.

Vale dizer que é preciso analisar o modelo de notebook adquirido pelo usuário. Já que a função pode mudar mediante ao layout apresentado no teclado. E o sistema operacional também pode ter configurações distintas.

Um detalhe fundamental é que o zoom é diferente no Word e na internet. Uma vez que o método de uso dele varia de acordo com o software aberto. Vamos entender isso melhor na sequência do artigo.

Utilizando o zoom na página da internet

Quando você abre uma página de internet ela já vem com um zoom padronizado. Que geralmente está na faixa de 100% e que pode ser aumentado ou diminuído.

Desse modo, compreenda que o zoom no notebook funciona da mesma forma. Com isso, você pode abrir o Google Chrome (navegador) e terá funções específicas de zoom.

No caso, entenda que para realizar esse comando faça os seguintes passos:

  • Clique no ícone de 3 pontos chamada de “Mais” (direita superior);
  • No lado do “Zoom” estão algumas opções:
    • Aumentar o zoom: utilizando a tecla “+”;
    • Diminuir o zoom: usando a tecla “-”;
    • Utilizar a página na tela cheia: através do ícone que lembra um quadrado.

Agora você pode dar zoom no notebook enquanto navega usando o Ctrl e a tecla +. Ou seja, você segura o Ctrl e o sinal de “+” ao mesmo tempo. Quanto mais vezes clicar no sinal, mais amplo ficará o zoom.

Já a redução do zoom é feita usando o Ctrl e o sinal de “-”. Funcionando da mesma maneira do anterior. Para a tela cheia basta usar a tecla de atalho F11 dentro do navegador.

Usando o zoom dentro do Word

Você aprendeu a usar o zoom em seu notebook enquanto estiver navegando na internet. Entretanto, saiba que dentro do Word o processo é um pouco diferente.

No caso, você pode localizar uma guia chamada de “Exibição”. De tal maneira que ela conta com uma Lupa que é o Zoom. Assim, clique nele e ajuste a configuração de visualização que achar mais pertinente.

Decerto, o zoom no notebook dentro do Word também funciona com as teclas citadas no navegador. Onde temos o Ctrl + e o Ctrl – para aumentar e diminuir o tamanho da tela.

Inegavelmente, há uma grande integração no Windows entre o sistema operacional e o pacote office. Por isso, as teclas de função costumam ser bem parecidas, embora no Word tenhamos uma guia específica para isso.

Colocando o zoom no notebook usando sistema Mac

Por sua vez, o sistema operacional Mac é distinto e consiste em outra tecla. Que no caso tem o desenho de uma espécie de trevo de quatro folhas. Sendo inclusive conhecida pela nomenclatura Command.

Para usar o zoom aperte esta tecla específica em conjunto com o sinal de “+”. Enquanto que para fazer a diminuição do zoom o processo ocorre usando o sinal de “-”.

Sem dúvida, não há dificuldades para aplicar o zoom no notebook. Contudo, para a tela cheia no Mac use Command + Ctrl + F. Por certo, você só precisa se familiarizar com as teclas e não terá dificuldades no processo.

Outros artigos