Notebook X

Como ligar o bluetooth do notebook: conectividade sem fio

Saber como ligar o bluetooth do notebook é imprescindível quando for necessário uma transmissão de dados. Desse modo, saiba que a função é útil e pode ser implementada no aparelho sem dificuldades.

Embora cada marca e modelo tenha sua própria maneira de liberar o funcionamento do recurso. Então é sobre isso que vamos falar no artigo onde ensinamos a ativar o bluetooth de modo correto.

O que é Bluetooth?

De uma forma resumida o bluetooth consiste num tipo de protocolo de comunicação. Que foi elaborado pela Ericsson no ano de 1.994. Dessa maneira, o mesmo serve para um alcance mais curto do que o Wi-Fi.

Sendo que possui um consumo muito menor de energia, permitindo com que haja a troca de informações. Ou seja, dois dispositivos podem se comunicar mesmo sem o uso de cabos.

Por certo, compreenda que ligar o bluetooth do notebook é ótimo e trará grandes vantagens. Uma vez que ele usa um tipo de frequência (rádio) que liga as duas pontas, identificando-as e conectando-as.

Assim, saiba que os usuários podem fazer a troca de informações. Enquanto que a comunicação será muito efetiva e amplamente funcional. Gerando resultados favoráveis e sem que haja lentidão.

Qual é o modo de funcionamento do bluetooth?

Quanto ao funcionamento do bluetooth saiba que ele atua realizando a comunicação de 2 dispositivos. Desse modo, compreenda que é necessário que ambos estejam bem próximos.

Ao passo que a função traz as seguintes possibilidades:

  • Envio de arquivos (músicas, arquivos, vídeos e documentos);
  • Controlar alguns dispositivos;
  • Fazer uma transmissão de dados;
  • Entre outras tarefas.

Certamente, é uma tecnologia muito prática e que conta com ótima velocidade. De tal forma que ligar o bluetooth do notebook será de grande utilidade para tais atividades.

Leia também: Como conectar o celular no notebook: dicas práticas

Como fazer para ligar o bluetooth do notebook

Como ligar o bluetooth do notebook conectividade sem fio
Como ligar o bluetooth do notebook: conectividade sem fio

São duas as maneiras para que seja possível ligar o bluetooth em um aparelho notebook. Sendo que é preciso que o sistema operacional seja o Windows, facilitando o ajustes de funcionamento.

De tal maneira que a primeira maneira será através das configurações da plataforma. Enquanto que a segunda alternativa será feita mediante o uso das chaves (físicas) ou atalhos presentes no teclado.

Como resultado disso, ligar o bluetooth do notebook será possível sem nenhuma complicação. Vale destacar que dependendo do modelo os processos podem se diferenciar um pouco.

Entretanto, saiba que o objetivo é sempre o mesmo, ou seja, ativar corretamente o bluetooth. Nisso, siga os seguintes passos para poder realizar a operação:

  • Acesse as configurações do Windows através do ícone de engrenagem na barra de programas e apps;
  • Para isso clique no botão “Iniciar” e encontre as configurações que ficam no lado esquerdo;
  • Escolha o item “Dispositivos”;
  • Na opção “Bluetooth e outros dispositivos” altere a chave do Bluetooth movendo-a para Ativado;
  • Conclua o processo.

Agora para ligar o bluetooth do notebook através dos atalhos presentes no teclado ou por chaves físicas será diferente. Visto que são recursos que visam facilitar a implementação do recurso com mais rapidez.

Entretanto, as chaves físicas costumam ser apresentadas em modelos de aparelhos mais antigos. Já os atalhos para teclado são mais úteis e estão inseridos em muitos equipamentos modernos.

De tal forma que existe alguma tecla específica para a tecnologia ser ativada. Onde temos o ícone do Bluetooth desenhado nele e para ativá-la é necessário utilizar uma combinação. Assim, você segura a tecla “Fn + tecla com o ícone do Bluetooth”.

Como ativar o bluetooth no notebook do Windows 10

Você consegue ligar o bluetooth do notebook se tiver utilizando o sistema operacional Windows 10. Desse modo, basta apenas seguir os passos listados abaixo:

  • Primeiro faça a abertura das configurações do Windows 10;
  • Clique na opção “Dispositivos”;
  • Ela fica entre os vários itens que integram a plataforma;
  • Na próxima página clique em “Bluetooth e outros dispositivos”;
  • Haverá no lado direito uma barra que poderá ativar ou desativar a função.

Esse é um dos métodos que podem ser aplicados, mas felizmente existe outra maneira bastante fácil e prática. Onde temos um atalho que fica na “Central de Notificações” no Windows 10.

Para fazer isso efetue um clique com o mouse no ícone do relógio que está no lado inferior direito da tela. Agora basta clicar no ícone do Bluetooth que está no quadrado e ativar ou desativar a tecnologia.

Nisso, entenda que a tarefa de ligar o bluetooth do notebook pode ser feita em poucos segundos. Já que o Windows 10 traz vários recursos que visam garantir um maior ganho de tempo.

Conclusão

Em conclusão, podemos compreender que a tecnologia Bluetooth é muito útil e funciona com precisão. Possibilitando com que os usuários consigam transferir dados, manusear outros dispositivos, entre outras tarefas.

Através de um notebook é possível fazer essas operações com o uso de teclas ou configurações específicas. Sendo que o gasto de energia será mais baixo e isso acaba garantindo muitas vantagens.

Além disso, compreenda que ligar o bluetooth do notebook é simples em alguns modelos de aparelhos. Uma vez que o teclado pode contar com uma tecla ideal para que a tarefa seja feita com rapidez.

Já através das configurações o processo pode ser um pouco mais trabalhoso em certos casos. Embora com o uso da Central de Notificação, o atalho presente na tela facilitará muito a operação.

Decerto, saiba que o Bluetooth é utilizado na grande maioria dos dispositivos modernos atuais. De tal modo que é tão efetivo quanto outros recursos, só que tem espaço limitado de atuação (distância).

Mesmo assim é um ótima alternativa para quem busca eficiência e agilidade nos processo. Portanto, compreenda que basta apenas se familiarizar com as teclas ou configurações e conseguirá ativar/desativar o Bluetooth facilmente.

Outros artigos