Notebook X

Como reiniciar o notebook pelo teclado, sem utilizar o mouse

Aprender a como reiniciar o notebook pelo teclado é algo de extrema importância. Pois, compreenda que em certos casos essa é a solução mais viável. De tal modo que é fundamental entender o processo para estar sempre atualizado.

Assim, compreenda que um computador ou notebook podem vir a travar em alguns momentos. Então continue a leitura e saiba como utilizar o teclado de maneira correta para reiniciar a máquina.

Qual a vantagem de reiniciar o notebook pelo teclado?

Qual a vantagem de reiniciar o notebook pelo teclado
Imagem: Freepik

Você deve saber que em certos casos o notebook pode travar. Nesse sentido, compreenda que os problemas podem estar relacionados ao mouse, trackpad ou outros fatores que contribuem para isso.

Dessa forma, entenda que é preciso buscar uma alternativa viável. No caso, esteja ciente de que descobrir como reiniciar o notebook pelo teclado será algo de grande utilidade.

Por certo, compreenda que fazer a reinicialização corretamente evitará muitos problemas. Ao passo que temos pelo menos 3 métodos que substituem o ato de desligar o notebook pela fonte.

Com isso, vamos entender melhor todos eles e descobrir como são feitos. Assim, ficará muito mais simples de fazer o aparelho continuar com o sistema operacional em boas condições. Além de conservar as peças que podem sofrer danos através de atitudes erradas do usuário.

Usando as teclas Alt + F4

O primeiro método que você pode usar é a combinação de teclas Atl + F4. Contudo, para que isso funcione é necessário estar na área de trabalho do Windows.

Caso não esteja neste local, aperte a combinação da tecla Windows + D. Em seguida, você verá a tela principal do notebook onde ficam os ícones na tela. Agora basta apenas apertar o Alt + F4 e uma janela aparecerá.

Por isso, aprender a reiniciar o notebook pelo teclado pode lhe ajudar bastante. Quando a janelinha aparecer use a seta para baixo ou o mouse e selecione a opção “Reiniciar”.

Clique no botão “OK” ou simplesmente aperte a tecla Enter. Inegavelmente, este é um dos processos mais utilizados pelos usuários. Sendo muito rápido e prático para resolver congelamentos e problemas no sistema operacional.

Apertando a tecla Windows do teclado

Outro método excelente que você pode aplicar é através da tecla Windows. Desse modo, entenda que ela fica localizada nas laterais da barra de espaço. Então, é só clicar nela e aguardar que o menu iniciar seja aberto.

Sem dúvida, compreenda que descobrir reiniciar o notebook pelo teclado irá evitar várias dificuldades. Decerto, após a abertura do menu iniciar você verá várias opções.

Aperte a tecla “Tab” e também as setas de direção para chegar até o botão desligar. Quando encontra-lo basta apenas apertar o Enter e o computador ou notebook será desligado corretamente.

Usando as teclas Ctrl + Alt + Del

Na área de trabalho aperte as 3 teclas ao mesmo tempo. No caso, temos o Ctrl + Alt + Del que estão localizados no teclado convencional. Dessa forma, saiba que uma janela irá ser aberta.

Agora você utiliza o “Tab” até alcançar o ícone de desligar e aperte o Enter. Um menu flutuante se abrirá com várias opções. Escolha “Reiniciar” e aperte o Enter novamente para concluir a ação.

Com toda a certeza isso demonstra que saber reiniciar o notebook pelo teclado fará muita diferença. Visto que um notebook pode travar ou apresentar problemas em alguns momentos.

Com isso, você consegue reiniciar a máquina sem que danifique o software ou o hardware do produto. Certamente, será de grande valia decorar esses procedimentos para situações que exijam esse conhecimento.

Como reiniciar o notebook pelo teclado se ele estiver travado?

Em caso de travamento onde não seja possível essas opções anteriores é preciso outro método. Assim, compreenda que o mais indicado é tentar segurar o botão de ligar por alguns segundos.

Sendo que o notebook irá desligar e você poderá ligá-lo novamente em seguida. Por certo, saiba que como reiniciar o notebook travado é interessante, mas exige cautela.

Pois, saiba que o aparelho requer cuidados a serem tomados. Entretanto, segurar o botão não irá resultar em problemas. Só que é preciso esperar pelo menos 1 minutos para que o processo possa ser feito.

Como reiniciar um MacBook?

No caso de um MacBook o modo de reiniciá-lo é um pouco diferente. Afinal, o sistema operacional é outro e exige métodos distintos do Windows. O mais indicado é abrir o Menu Apple e procurar a opção chamada de “Reiniciar”.

Agora em caso de travamento aperte o botão que liga e desliga o aparelho. Nisso, o mesmo irá desligar após um tempo e basta ligá-lo em seguida. Contudo, você pode perder arquivos e projetos que não tenham sido salvos até aquele momento.

Conclusão

São vários os métodos para como desligar o desktop pelo teclado e isso é muito importante. Já que evita dificuldades e faz com que o usuário possa ter estratégias para evitar problemas.

Vale destacar que cada sistema operacional tem suas especificidades. O que faz com que seja preciso avaliar os métodos de reinicialização. Mesmo assim entenda que os processos costumam ser fáceis e simples para resolver a questão.

Outros artigos