Notebook X

Notebook acende a luz mas não liga

Notebook acende a luz mas não liga

Em certos momentos pode ocorrer que o notebook acende a luz mas não liga. Dessa maneira, saiba que é preciso avaliar o que está acontecendo para chegar a uma conclusão.

Assim, compreenda que para corrigir o problema será preciso uma avaliação completa. Então continue a leitura para saber como identificar qual a real dificuldade do aparelho.

O notebook está com luz mas não liga

Você já deve ter passado por uma situação onde o computador ou notebook não liga. De tal forma que muitas vezes fica complicado entender o motivo, já que a luz fica acesa.

Desse modo, compreenda que é necessário avaliar alguns pontos para chegar a um diagnóstico preciso. Ao passo que podem ser muitos os motivos diferentes que tem causado tal fator.

E quando o notebook acende a luz porém não liga corretamente, será preciso uma verificação minuciosa. Pensando nisso vamos verificar quais são os principais motivos que fazem com que isso aconteça.

A fonte de energia do notebook

O componente principal que traz energia para o notebook é a fonte. Pois, entenda que essa peça é fundamental para ligar o equipamento na tomada. E quando ocorrem erros nele, não haverá carga para o aparelho funcionar.

Dessa maneira, saiba que é possível que esse seja o real causador do problema. O ideal é que você busque uma outra fonte para testar no lugar da que está com um possível defeito.

Caso o equipamento volte a ligar ficará evidente que a fonte é que está com defeito. Podendo inclusive ser algum mau contato, problema no fio dela ou ela pode ter queimado.

Por certo, se o notebook acende a luz e não está ligando esse é um possível fator. Entretanto, saiba também que a bateria pode ser a real causadora. Uma vez que possa ter estragado e deixado de funcionar.

Com isso, o aparelho não terá a carga suficiente para gerar autonomia de funcionamento. Então, o segundo ponto é avaliar se a bateria está sendo efetiva ou não.

Decerto, desligue o notebook da tomada retirando a fonte de energia. Tente ligar o equipamento e veja se ele funciona corretamente. Caso não ligue é sinal de que a bateria pode estar comprometida. A solução será trocar a bateria e verificar se o notebook ligará novamente ou não.

Desligue outros dispositivos conectados

Se o seu notebook acende a luz somente mas não está ligando o problema pode ser algum dispositivo. Ou seja, certos componentes e acessórios ligados, que estejam atrapalhando.

Com isso, os periféricos adicionais podem comprometer o funcionamento do produto. Nisso, você precisa avaliar isso no momento da inicialização do seu aparelho.

Desse modo, desconecte todos os dispositivos e tente religar a máquina. No caso dela funcionar, então a questão está resolvida. Agora se não der certo é possível que o sistema esteja atrelado a algum dispositivo.

Nesse sentido, compreenda que um notebook externo pode ter o sistema Windows. E será preciso conectá-lo corretamente antes que o equipamento seja de fato inicializado.

Note que se o notebook acende a luz existem muitas possibilidades diferentes para isso. Entretanto, saiba que se não resolver o problema é importante contar com um técnico especializado no assunto.

Problemas no monitor do notebook

Por sua vez, o monitor do notebook também pode apresentar dificuldades. Ou mesmo estar com defeito ou queimado. Fazendo com que o usuário não consiga visualizar nada na tela, mesmo com o aparelho ligado.

Dessa forma, saiba que é possível que a luz de led esteja acesa. Enquanto que o monitor não mostra nada e fica como se estivesse desligado. Assim, compreenda que é preciso fazer o teste com um outro monitor.

E para isso você pode inclusive utilizar a TV se o seu aparelho notebook for compatível. De fato, saiba que quando o notebook acende a luz sem mostrar nada na tela é preciso trocar o monitor.

Certamente, se o problema for corrigido ficará evidente que a tela acabou sendo danificada. Exigindo a troca dela ou mesmo a compra de um outro equipamento para substituir o antigo notebook.

Vale destacar que temos modelos com entrada em VGA e outros com HDMI. Por isso, é preciso ter outro monitor de teste que aceite tais conexões. Em casos mais severos, a indicação é buscar uma assistência técnica para a troca do monitor.

Notebook acende a luz mas não liga
Notebook acende a luz mas não liga

Superaquecimento interno do notebook

Aqui temos um dos pontos que influenciam no defeito do notebook acende a luz mas não liga. Uma vez que é bastante comum que haja algum tipo de superaquecimento no produto mediante a algum situação específica.

Onde as peças e componentes podem sofrer danos caso não sejam feitos reparos corretamente. De tal forma que geralmente a dificuldade é causada por erros na parte da refrigeração do aparelho.

Seja por uma ventoinha quebrada, danificada ou que parou de funcionar. Ou mesmo por problema no cooler que serve para tal função. Então não deixe de avaliar este ponto caso o notebook acende a luz mas não está funcionando.

Hardwares

Logo após todos os testes anteriores temos também o hardware que pode ser o vilão da história. Pois, compreenda que alguns dos componentes causam o defeito se não estiverem funcionando conforme deveriam.

Dessa forma, saiba que o correto é analisar cada um deles e realizar testes para chegar a uma conclusão. Por certo, o primeiro passo é retirar a tomada do equipamento antes de abrir a tampa do notebook.

Em seguida, você remove a parte traseira do aparelho para ter acesso a memória, SSD ou HD. Faça a desconexão delas e vá testando cada memória em separado caso elas sejam duplas.

Retire o SSD ou o HD convencional e reconecte-os para verificar se o equipamento irá ligar. Em caso negativo você pode substitui-los por outros a fim de verificar se o problema irá cessar.

Certamente, se o notebook acende a luz apenas mas não está funcionando estes podem ser os fatores. Principalmente se a tela estiver piscando, é possível que a memória ram esteja danificada.

Por isso, o teste em apenas uma delas por vez indicará se esse é o real motivo. Portanto, realize os testes cautelosamente e busque um profissional caso não consiga fazer o notebook voltar a funcionar.

Outros Reviews