Notebook X

Qual o melhor processador para notebook

Qual o melhor processador para notebook

Saber escolher qual o melhor processador para notebook é fundamental para ter uma máquina potente. Desse modo, compreenda que entre os mais diversos modelos e marcas é preciso uma avaliação adequada.

Ao passo que tal componente é de grande importância no processamento interno em conjunto com o sistema operacional. Então continue lendo o texto para saber qual dos processadores são mais potentes atualmente.

O que é um processador de notebook?

O processador é um componente de hardware do computador ou notebook. De tal forma que ele atua como o cérebro da máquina e serve como unidade central de processamento.

Dessa maneira, saiba que o mesmo trabalha realizando conexões entre os programas que estão instalados. Além disso, o componente consegue fazer a interpretação de todas as informações que são emitidas pelo computador.

Com isso, o melhor processador para notebook permite com que o aparelho se destaque. E possa alcançar ótimos níveis de velocidade nos processos mais simples ou mesmo em games.

Por certo, compreenda que a peça também atua realizando a interface. Aliás, você deve saber que ele fica instalado na placa mãe do equipamento. E mantém em sua estrutura uma grande quantidade de transistores.

Já a quantidade de núcleos dele são capazes de otimizar na hora de trabalhar com as informações. De tal modo que essa faixa pode ir de 1 até 32, sendo que acima de 30 é voltado para alta performance.

Qual é a marca de processadores mais vendida do mercado?

Antes de escolher o melhor processador para notebook é necessário avaliar as marcas mais efetivas. Por certo, saiba que a Intel é sem dúvida uma das mais bem avaliadas e respeitadas da categoria.

Sendo que ela possui um grau de confiabilidade que é considerado excelente. Além de contar com um desempenho nas tarefas acima da média e servindo para quaisquer tipos de usuários.

Em sua linha de produtos temos as nomenclaturas i3, i5, i7 até o i9. Desse modo, entenda que as características e a performance variam um pouco. Embora todos sejam competentes e tragam ótimos resultados.

Consequentemente, saiba que para os cálculos matemáticos e operações, o componente fará tudo conforme o esperado. O melhor processador para notebook da Intel vai sendo aprimorado a cada ano.

Pois, sempre surgem inovações que deixam ele mais potente e moderno. A fim de garantir com que os notebook tenham performances ainda mais incríveis. Principalmente para os gamers ou para os profissionais que precisam trabalhar com renderização.

No ano de 2.018 a marca Intel fez o lançamento da versão i9 do seu processador. Que é um dos mais eficientes e completos do mercado, sendo voltado para o público gamer.

Além é claro de ser útil para profissionais e estudantes que usam programas gráficos, renderizadores e editores de fotos. Em termos de geração o melhor processador para notebook já está na 12ª.

Nos próximos tópicos vamos compreender cada um dos tipos de CPU da Intel. Para saber diferenciar todos eles, afinal isso irá ajudar na hora da compra. E verificar a versão facilitará bastante para definir uma configuração do notebook.

Qual o melhor processador para notebook
Qual o melhor processador para notebook

Processadores Intel Core i3

É o mais barato da linha de processadores da Intel devido a ser uma das opções mais básicas. Desse modo, o componente i3 serve para estudar, trabalhar, navegar pela internet ou mesmo para uso do pacote Office.

Além de ser o responsável pela velocidade da máquina que geralmente apresenta configurações simples. Entretanto, mesmo assim você consegue ter um computador ou notebook totalmente funcional.

Só não se esqueça de avaliar se ele traz uma placa de vídeo que seja integrada. Para que o usuário não precise de um investimento numa GPU que seja dedicada para a tarefa de jogos.

Confira dois exemplos de processadores que compõem a linha:

  • I3-10100F: possui 4 núcleos e possui uma ótima frequência com 3.60 Ghz. Sendo que com o uso da tecnologia turbo boost chega a 4.30 Ghz;
  • I3-10105F: é uma boa opção para as atividades mais básicas e se enquadra na décima geração. São 4 os núcleos dele, 6 MB de memória cache e 4.40 Ghz de velocidade.

Com isso, temos dois modelos na categoria de melhor processador para notebook. E mesmo sendo da classe mais básica, os resultados são de alto nível.

Processadores Intel Core i5

Para os usuários que necessitam de um pouco mais de potência temos a categoria i5. Dessa forma, compreenda que tal componente pode trabalhar no multitarefas com maestria.

Além de ter o recurso conhecido como Turbo Boost que otimiza a velocidade dele. Decerto, saiba que ele é para atividades simples, porém é muito mais rápido do que o i3.

Sendo, portanto, uma evolução dele e com potencial para rodar vários apps, jogos e programas em conjunto. Por isso, ao escolher o melhor processador para notebook não se esqueça de verificar o modelo i5.

Veja uma lista com alguns destaques que pertencem a essa família:

  • I5-10400F: tem ótimas especificações, porém não conta com uma placa de vídeo (integrada). Sua frequência se mantém entre 2.9 Ghz até 4.3 Ghz;
  • I5 10600K: este intermediário é excelente para o público gamer. Pois, ele tem desempenho elevado e apresenta 6 núcleos. E tem ainda um bom custo-benefício, o que viabiliza ainda mais a compra;
  • I5-11400F: presente na décima primeira geração, é um pouco superior ao modelo que foi citado acima. Mas também não possui placa integrada (vídeo);
  • I5-11600K: nesta versão temos a placa integrada e o preço também é muito bom. Seu chipset tem velocidade de 3.9 Ghz até 4.9 Ghz e possui a tecnologia de turbo.

Por certo, saiba que o melhor processador para notebook depende da necessidade de uso. Já que modelos mais básicos podem se ótimos para quem precisa de uma máquina mais básica.

Processadores Intel Core i7

Aqui temos uma opção de processador que tem velocidade mais alta e um cache de memória superior. Uma vez que é uma versão considerada avançada, mas que fica abaixo do top de linha.

Entretanto, saiba que ele é ótimo para os computadores gamers devido ao desempenho que apresenta. De tal maneira que tarefas mais complexas são realizadas sem dificuldades pelo componente.

Assim, temos os seguintes exemplos:

  • I7-10700F: possui um nível de desempenho elevado e traz o Turbo Max 3.0 que otimiza e agiliza os processos. No total ele conta com 8 núcleos e alcança 4.8 Ghz;
  • I7-11700: com excelente custo-benefício, o mesmo tem uma performance incrível. E possui cerca de 8 núcleos com memória de cache em 16 MB. Só que o componente tem somente 2.5 Ghz de velocidade.

Sem dúvida, você pode optar por um i7 que é o melhor processador para notebook. Já que é um item muito bem estruturado e que comanda as operações com muita precisão.

Processadores Intel Core i9

O processador Intel Core i9 é voltado para quem pretende ter um desempenho acima dos concorrentes. Visto que são muitos os núcleos e a memória cache é uma das mais evoluídas do mercado.

Desse modo, compreenda que é um top de linha competente e extremamente veloz. Ao passo que tem um preço mais alto devido a tecnologia que foi implementada no componente.

Inegavelmente, o melhor processador para notebook pode muito bem ser um i9. Uma vez que é o mais moderno e atualizado que podemos encontrar atualmente.

Um bom exemplo de processador do tipo é o i9-10980XE que é de 10ª geração. Tendo 18 núcleos e um clock de velocidade em nível de 4.6 Ghz. Como resultado, o desempenho será excelente, servindo para quaisquer tarefas e atividades do usuário.

A linha de processadores da AMD

A AMD é uma linha de alto nível que também produz ótimos processadores para notebooks. Dessa maneira, saiba que a mesma é a principal concorrente da Intel.

E conta com produtos de qualidade que compõem o seu portfólio. Assim, compreenda que a vantagem destes modelos da AMD são o preço melhor e a presença da placa de vídeo que é integrada.

Por certo, o melhor processador para notebook pode ser da marca. Resultando em tarefas feitas com rapidez e mantendo o padrão de processamento de ótimos notebooks.

A linha AMD Ryzen é muito conhecida e pode ir dos modelos básicos até os avançados. Com isso, saiba que o custo-benefício é ótimo e mesmo assim mantém uma configuração de ponta.

Vale destacar que no mercado existem muitos aparelhos que chegam com o componente da AMD instalado. Por isso, compreenda que na hora da compra o ideal mesmo é avaliar as suas reais necessidades com o produto.

Conclusão

O melhor processador para notebook pode variar bastante e depende do tipo de tarefa a ser desempenhada. Uma vez que cada máquina conta com suas próprias especificações e configurações.

Desse modo, entenda que não é somente o processador que deve ser avaliado. Pois, saiba que o conjunto completo é o que realmente indica que um equipamento é uma excelente aquisição.

Assim, você terá diversas marcas e modelos, além de preços que variam de acordo com o que a máquina oferece. De tal modo que é interessante verificar corretamente a ficha técnica do aparelho.

Com toda a certeza, saiba que o melhor processador para notebook é aquele que atende ao que o usuário precisa. Por isso, a variedade é bem grande e temos diversas categorias.

Sem dúvida, a Intel e a AMD estão um passo a frente das outras marcas concorrentes. E a Intel acaba se destacando bastante devido a quantidade de opções que disponibiliza. Portanto, você só precisa fazer uma boa análise e decidir qual processador combina com suas atividades.

Outros Reviews