Notebook X

O que fazer quando o notebook não liga

O que fazer quando o notebook não liga

O que fazer quando o notebook não liga é a questão crucial. Quando o notebook não liga, é possível que esteja ocorrendo algum problema no aparelho. De tal forma, você deve analisar qual o fator que está influenciando no problema.

Assim, entenda que o ideal é estar ciente a respeito dos motivos que podem gerar essa dificuldade. Então continue a leitura para descobrir o que fazer se o notebook não estiver ligando.

O notebook não liga

Em certas situações você já pode ter se deparado com um computador ou notebook que não liga. Desse modo, compreenda que isso é muito comum e envolve vários tipos de possibilidades.

Onde a questão pode ser resolvida facilmente caso seja algo simples. Ou mesmo exigir a ajuda de um técnico para consertar um problema que seja mais complicado.

Por certo, você deve saber que as possibilidades são muitas, tais como:

  • Mau contato;
  • Problemas no sistema operacional ou softwares;
  • Superaquecimentos;
  • Peças queimadas;
  • Entre outras.

Com isso, quando o notebook não liga é preciso avaliar muito bem a situação. A fim de chegar a uma solução viável e resolver a questão. Na sequência do artigo vamos lhe ensinar como verificar e corrigir essas dificuldades.

A fonte de energia do notebook

Conforme vimos anteriormente são vários os fatores que podem contribuir nessa questão. Dessa forma, saiba que a melhor coisa a fazer é analisar cuidadosamente e realizar alguns testes.

E o primeiro passo a fazer é realmente observar se a fonte de energia do aparelho está funcionando. Pois, compreenda que é ela que faz com que o notebook possa receber a carga necessária.

Nisso, se o notebook não liga essa é uma grande possibilidade a ser observada. O problema pode inclusive ser na própria bateria do equipamento, ou mesmo no mau contato do carregador.

Por isso, você pode verificar se a luz de Led está acendendo. Caso esteja é sinal de que está tudo ok. Agora se estiver apagado, isso é um forte indicador de que a fonte não está trabalhando com a tomada.

Ou mesmo que a bateria do aparelho deixou de funcionar. A dica é trocar a fonte de tomada e verificar se ela volta a cumprir suas funções. Entretanto, no caso dela não acender o Led mesmo com essa mudança é um sinal de problema no componente.

No momento em que o notebook não liga usando apenas a bateria, isso indica que o componente pode ter queimado. Certamente, será importante substituir a peça para continuar fazendo uso do equipamento.

O que fazer quando o notebook não liga
O que fazer quando o notebook não liga

Desconecte os outros dispositivos

Logo após você ter observado a fonte e a bateria, não esqueça de remover outros dispositivos. Visto que a presença de algum deles pode resultar na dificuldade em ligar a máquina.

Dessa maneira, compreenda que um componente externo pode estar configurado. E a ausência dele faz com que o aparelho não venha a ser inicializado conforme o esperado.

Então, se o notebook não liga é possível que algum dispositivo seja o responsável. Nesse sentido, temos o HD externo que pode ter o sistema operacional, fazendo com que o equipamento não funcione.

Assim, você retira todos os dispositivos conectados e tenta ligar o aparelho novamente. Caso consiga isso indica que realmente algum item externo é que está resultando no problema.

O notebook só acende a luz

Ao analisar a bateria, fonte e dispositivos temos outros verificações a serem feitas. Desse modo, você pode observar se a ventoinha está girando, pois ela é fundamental na refrigeração interna.

Ao passo que muitas vezes o notebook não liga em razão de um superaquecimento. Nisso, se faz necessário um teste para descobrir se a questão não está relacionada ao componente.

Outro motivo pode ser a tela do aparelho que deixou de funcionar. Com isso, o ideal é colocar o cabo em outro monitor externo. No caso dele mostrar a imagem corretamente isso significa que o monitor do aparelho estragou.

Sem dúvida, você deve levar o equipamento para um técnico para conserto. Já que é um tipo de problema mais complicado de ser resolvido. Uma assistência técnica especializada terá de fazer uma verificação mais profunda.

Superaquecimento

No momento em que o notebook não liga é possível que haja algum tipo de superaquecimento. De tal modo que as ventoinhas não estão fazendo seu trabalho direito.

Assim, entenda que o aparelho chega a ligar, mas em seguida ele desliga. Mostrando que o sistema de resfriamento não está sendo efetivo. De fato, saiba que esse tipo de problema pode resultar em queima de peças.

Decerto, você pode obter algumas ventoinhas extras para instalar em seu notebook. A fim de otimizar essa refrigeração e evitar com que ele receba temperatura acima do normal.

Dessa forma, quando o notebook não liga é essencial conferir o quesito. Certamente, compreenda que o cooler é de grande importância para uma máquina portátil ou computador de mesa.

Problemas de hardware

É possível também que você esteja com alguma dificuldade nas peças do hardware do equipamento. Nesse sentido, saiba que o motivo pode ser uma memória ram ou mesmo seu HD ou SSD.

Então, desligue seu notebook da tomada para poder remover a tampa traseira dele. Em seguida você acessa as peças e remove as conexões delas para analisar se está tudo correto.

Aliás, é possível que quando o notebook não liga o problema seja a própria memória ram. Uma vez que ela é quem carrega várias funções e recursos importante que ajudam na inicialização da máquina.

Por certo, você pode remover uma das memórias caso tenha 2 delas instaladas na máquina. Caso volte a funcionar, isso indica que um dos componentes queimou e precisará ser trocado. Enquanto que o HD ou SSD requer testes, que envolvem a substituição deles.

Entretanto, se nada disso funcionar o melhor a fazer é levar o equipamento para um técnico. Pois, entenda que o problema pode estar relacionado a placa-mãe e somente um profissional poderá avaliar isso.

Outros Reviews