Notebook X

Como instalar SSD no notebook sem erro

Para saber como instalar SSD no notebook é necessário seguir os procedimentos corretos para obter bons resultados. Desse modo, saiba que o componente é uma versão atualizada dos antigos discos rígidos.

Com isso, entenda que a velocidade de leitura e gravação dos dados será muito maior. Então vamos conferir como fazer para instalar um SSD em um aparelho notebook.

O que é um SSD e como ele funciona?

Um SSD consiste em um componente de computador, notebook ou mesmo de um videogame. Dessa maneira, saiba que o mesmo é um item que foi fabricado para substituir os antigos HDs.

Ao passo que mantém uma velocidade maior tanto na leitura dos dados quanto na gravação deles. Já o principal objetivo dele é armazenar as informações do usuário para posterior leitura.

Nisso, você deve aprender instalar SSD no notebook para ter um aparelho mais veloz. Além disso, compreenda que no SSD os arquivos e programas não são apagados ao desligar a máquina.

O que é bem diferente da memória RAM que faz a leitura dos dados. Porém, essas informações são removidas quando o notebook está desligado. Por certo, saiba que em relação ao HD convencional temos várias mudanças.

Veja quais são as principais diferenças:

  • Velocidade;
  • Energia (consumo);
  • Redução do barulho;
  • Durabilidade;
  • Preço.

De fato, saiba que instalar SSD no notebook será de grande utilidade e trará diversas vantagens. Visto que a grande maioria dos notebooks modernos e computadores tem chegado ao mercado usando SSDs.

O que é um SSD M.2 e Sata

Em primeiro lugar é fundamental você saber se o notebook aceita um componente SSD. Pois, entenda que tem de haver compatibilidade e suporte para inserir o item no aparelho.

Decerto, são dois os tipos de SSDs encontrados no mercado. Sendo que eles podem ser Sata ou mesmo do tipo M.2. Com isso, o modelo Sata é muito usado nos HDs atuais.

Desse modo, você só precisa adquirir um SSD que tenha essa entrada. Contudo, saiba que instalar SSD no notebook M.2 é preciso conferir as dimensões dele.

No caso, podemos encontrar modelos da categoria 2280 que tem 22 x 80 milímetros. Embora certos laptops da categoria possam ser de 2230 ou mesmo 2242.

Vale destacar que o M.2 costuma ser retangular e fino. Enquanto que pode apresentar um protocolo NVMe ou mesmo a tecnologia Sata. Geralmente a opção NVMe costuma ter uma velocidade mais alta.

Fazendo a instalação do SSD em seu notebook

Agora você já compreendeu o conceito de SSD e como ele funciona. Aliás, já informamos os tipos disponíveis e suas diferenças. Então, vamos entender corretamente como instalar SSD no notebook.

Nesse sentido, compreenda que a primeira coisa a ser feita é abrir o notebook. Certifique-se de que ele esteja desligado para evitar problemas. Em seguida, realize a abertura dele, a parte inferior costuma ser removível.

Decerto, esteja ciente de que o processo costuma ser simples é fácil de ser feito. Entretanto, os modelos são diferentes e o procedimento pode ocorrer do seguinte modo:

  • Acionando uma trava;
  • Desparafusando;
  • Usando uma chave específica;
  • Entre outros.

Dessa maneira, encontre o local para a inserção correta da componente. De tal forma que é importante que o ambiente tenha boa iluminação. No compartimento do HD/SSD estará a peça que faz parte do conjunto.

Assim, você precisa fazer a substituição dele pelo SSD desejado. Já que o objetivo é saber como instalar SSD no notebook para deixar o aparelho mais moderno. Vale ressaltar que em alguns casos é necessário desparafusar o componente.

Em caso de haver um slot vazio o processo fica ainda mais fácil. Pois, você só terá que encaixar o SSD nesse espaço corretamente. Um detalhe importante é que alguns equipamentos possuem itens na frente do disco.

Desse modo, seja cuidadoso para remover os componentes até ter acesso ao local do SSD. E evite utilizar muita força ao desparafusar para não estragar as placas e itens internos do notebook.

Faça a remoção da unidade antiga

Aqui você deve desparafusar o HD antigo e então remover essa unidade. De tal modo que poderá entender como instalar SSD no notebook sem dificuldades. Enquanto que precisa desencaixar o item retirando os cabos conectados nele.

Em seguida, retire com cuidado o HD ou SSD atual para fazer a substituição. Agora você pega o novo SSD que será instalado no compartimento. Analise se o produto não possui proteções ou mesmo adesivos.

Por certo, faça o encaixe da unidade SSD em seu notebook com bastante cautela. Verifique se os conectores foram ligados adequadamente e se tudo está correto.

Vale mencionar que em certos modelos pode ser preciso ter um adaptador. Quando você instalar SSD no notebook ele ficará certinho no espaço destinado a ele.

Caso seja um slot siga o mesmo padrão encaixando o componente no local disponível. Inegavelmente, não se esqueça de parafusar o SSD. Afinal, compreenda que isso ajuda na fixação e evita problemas futuros.

Além de remover vários dos empecilhos que causam danos na máquina. Sendo que o próprio aparelho ficará bem mais organizado. Podendo inclusive ser atualizado futuramente com um outro SSD.

Verifique se o notebook reconheceu o SSD

Ao instalar SSD no notebook é importante conferir se o processo funcionou. Para isso não feche o aparelho, somente desvire-o e ligue-o. Assim, é necessário analisar no setup da BIOS se o mesmo foi ou não reconhecido.

De fato, esse procedimento é feito apertando alguma tecla ao ligar seu notebook. Nesse caso, a tecla pode ser o F1, F2, F3, F10, Esc, Del ou alguma outra.

Fique apertando-a repetidamente até que a BIOS seja mostrada na tela. Na guia específica temos as unidades instaladas. Onde você pode verificar se o seu SSD foi reconhecido. Agora é só sair da tela da Bios e reiniciar a máquina.

Instalando um Sistema Operacional

Logo após instalar SSD no notebook e analisar o reconhecimento precisamos do sistema operacional. Dessa forma, saiba que esse processo carece do software que muitas vezes é adquirido separadamente.

Entretanto, caso o notebook já tenha configurações de instalação do sistema basta procura-las. Uma vez que será possível inserir o software principal para utilizá-lo em seu aparelho.

No geral, o processo de instalação é o mesmo dos HDs convencionais. Sendo bastante descomplicado e demorando apenas alguns minutos. Em caso de dúvida é interessante também buscar um especialista. Que possa lhe orientar quanto ao uso do componente da melhor maneira possível.

Vale a pena utilizar um SSD no notebook?

Você percebeu que instalar SSD no notebook não é uma tarefa complicada. Afinal, saiba que o componente lembra muito o HD convencional. Embora tenha mais velocidade de leitura e de gravação.

Decerto, compreenda que por ser moderno e atualizado ele vale muito a pena. Garantindo com que seus dados e informações fiquem armazenados em segurança.

Enquanto que permite arquivos, fotos, vídeos, programas, aplicativos, entre outros. Com isso, é uma tecnologia que consegue trazer diversas vantagens para os seus usuários.

Ao passo que não descuida da segurança e se demostra mais silencioso do que um disco rígido comum. Ou seja, na hora que estiver funcionando o aparelho não emitirá ruídos.

Sem dúvida, saber como instalar SSD no notebook é uma ótima alternativa. E no mercado são muitas as opções disponíveis. O que acaba sendo interessante e aumenta as oportunidades de escolha do usuário.

Portanto, ao escolher um SSD verifique a conexão dele (Sata ou M.2) para não errar na compatibilidade. E não se esqueça de observar a ficha técnica que contém inclusive o tamanho disponível para os arquivos.

Outros artigos